terça-feira, 20 de outubro de 2009

TENÍASE OU SOLITÁRIA



CARACTERIZAÇÃO EM UMA ABORDAGEM FARMACÊUTICA

O que é?

A teníase ou “solitária”, é uma infecção causada pela T.solium (parasitos que possuem o corpo achatado em forma de fita), é encontrada mais frequentemente em locais onde existe o hábito de ingerir carne de porco crua ou mal cozida e principalmente nas populações subdesenvolvidas, onde o cuidado com higiene pessoal, alimentação, saneamento básico e conhecimento das características deste parasito são muito precários.


Ciclo Biológico


Ao ingerir a carne crua ou mal cozida infectada com os cisticercos “ovos”, o homem pode desenvolver a teníase. O cisticerco ingerido fixa-se, na mucosa do intestino delgado e transformando-se em uma tênia adulta que pode atingir até oito metros em alguns meses.
Ao evacuar em locais não apropriados, o homem elimina os ovos junto com suas vezes, que vão contaminar o solo, pastagens e a água. O porco quando ingere esses ovos pode passar a doença para o homem através de sua carne.
O homem, além da infecção pela carne, também pode ser infectado através de alimentos mal lavados ou mesmo água contaminada, desenvolvendo assim uma outra doença considerada bem mais grave chamada Cisticercose.


Principais sintomas



Na teníase: náuseas, vômitos, fauta de apetite, diarréia, cólicas abdominais, emagrecimento, insônia, tonturas, reações alérgicas, entre outros. Na cisticercose, a sintomatologia depende de fatores como número, tamanho e localização de cisticercos, etc. A cisticercose muscular ou subcutânea, pode provocar dor, fadiga e cãibras. Já a cisticercose cardíaca pode causar palpitações e ruídos anormais ou dispnéia. Na ocular, as consequências são reações inflamatórias ente outras. Nas cisticercose do sistema nervoso central, as manifestações clínicas mais frequentes são crises epiléticas, síndrome de hipertensão intracraniana, cefaléias, meningites cisticercóticas e distúrbios psíquicos.

Prevenção

Interrompimento do ciclo, através do tratamento de portadores, construção de redes de esgoto, tratamento de esgotos para não contaminar os rios que fornecem água aos animais, educação em saúde, incentivo e apoio de modernização da suínocultura, combate ao abate clandestino e a inspeção rigorosa em abatedouros.





Medicamentos

No tratamento desta parasitose são utilizados medicamentos anti-helmínticos tais como niclosamida, praziquantel e mebendazol sendo a niclosamida a droga de primeira esolha.

Além disso é bastante usual a utilização de sementes de abóbora, (Curcubita spp). Estas possuem substâncias chamadas de cucurbitacina que são o princípio ativo responsável por conferir a propriedade de anti-helmíntico (vermífugo) a esta planta medicinal.

Lembre-se, todo medicamento dever ser prescrito pelo médico. Em caso de dúvidas procure o seu farmacêutico.





Nenhum comentário: